A
Associação de Animações Japonesas (AJA) divulgou um novo levantamento sobre a indústria de anime no Japão, dessa vez em relação ao ano de 2015. Conforme o relatório, o valor do mercado total da indústria de animes no ano passado 1,83 trilhões de ienes, cerca de R$ 59 bilhões representando um aumento de 12% com relação ao ano de 2014. Em 2013, esse aumento havia sido de 10%.
Segundo a associação, o maior responsável pelo crescimento do setor foi a venda de direitos de
streaming para a China, como também o crescimento em eventos do gênero. Esse ano, o AJA registrou um crescimento de 78,7% em vendas para o mercado Chinês e um aumento de 68,2% em eventos ao vivo. A AJA publica esses resultados desde 2009, ano marcado pela crise econômica internacional que rapidamente afetou a indústria da animação, levando a falência diversos estúdios.
É esperado que o panorama seja um pouco melhor graças ao sucesso de alguns filmes de animação atualmente em exibição, como é o caso de
Kimi no Na wa, que quebrou diversos recordes de arrecadação no país, além de outros lançamentos que chamaram atenção como Girls und Panzer e Koe no Katachi.
Com esse panorama, parece que a previsão apocalíptica feita pelo diretor Hideaki Anno (Evangelion) em 2015 está muito longe de ser concretizada, quando disse durante uma entrevista que a indústria estava em
decadência. Como sua declaração causou uma grande repercussão, mudou o tom de suas palavras quando foi
questionado sobre o assunto novamente.